../../../index.html Artigos - A acessibilidade promovida pela ferrovia e os subúrbios paulistanos

A acessibilidade promovida pela ferrovia e os subúrbios paulistanos

Foto: Blog Metropole SP - Curiosidades sobre a Linha 7 da CPTM

Com o crescimento urbano houve a necessidade de um transporte mais regular. O trem era uma resposta adequada a esta necessidade, que era transportar passageiros da periferia para trabalhar em indústrias ou demais atividades. Era o surgimento dos subúrbios nas grandes cidades. Os trens passaram usar energia elétrica e o sistema ferroviário para transporte de passageiros requisitava constante ampliação para atendimento da demanda. O Governo foi obrigado a ampliar os serviços ferroviários a partir de 1940, por causa do crescimento dos subúrbios.

Entre os anos de 1947 e 1960 o sistema suburbano de trens de passageiros foi fundamental para o transporte de pessoas. A cidade de São Paulo possuía 3,8 milhões de habitantes e os trens transportavam próximo de 500 mil pessoas. Isso obrigou o governo realizar novos investimentos na ferrovia para o transporte de passageiros. Entre 1970 e 1994 o número de passageiros cresceu 3,5 vezes. (Santos, Laura, p.174).

Bondes e ônibus contribuíram com a expansão do transporte para os subúrbios. Por falta de planejamento, manutenção os bondes perderam sua qualidade.